MOSTRA COMPETITIVA:
FELIPE CHEPKASSOFF / especialidade Dança Contemporânea
Com uma bagagem de 26
anos na dança e dono de um currículo invejável, o bailarino, coreógrafo,
iluminador e professor, Felipe Chepkassoff, é o jurado de Dança Contemporânea. Iniciou
sua carreira no teatro, estudando expressão corporal e direção, com o professor
argentino Juan Uviedo, com certificação pelo TIT Taller de Investigaciones
Teatrales de Buenos Aires. Em 1981, com 19 anos, começou seus estudos de dança
com a professora Valderez Zani, Silvano Canniatti, Silvio Maia e Ivonice Satie.
Dançou nos Grupo Casa Forte, Cisne Negro, Ballet Ópera Paulista, Ballet Lina
Penteado. Atualmente seus projetos estão voltados para ações sociais de inclusão
através da educação artística. Atua também como iluminador e como coreógrafo
convidado do Ballet da cidade de Taubaté.
__________________________________________________
ANNE CAMARGO /
especialidade Jazz Dance
(em confirmação)
__________________________________________________
RONEI BRABO - Especialidade Danças de Salão
Ronei Brabo é dançarino, coreógrafo e ator. Começou a dançar aos 14 anos
com o surgimento da Lambada e, mais tarde descobriu as Danças de Salão. Seu
primeiro professor foi Paulo Zanandré, de Campinas. Depois de alguns anos de
aprendizado com Jaime Aroxa e frequentar Congressos de Dança, começou a
ministrar cursos em diversas escolas e academias de dança, tais como: Escola
Girassol, Escola Paulo Zanandré – unidade Salto, Classic Ballet até abrir sua
própria escola, a Ronei Brabo Danças de Salão. Ministra aulas a 10 anos e
atualmente vem desenvolvendo trabalhos como professor, dançarino e coreógrafo.
Além de diariamente dar aulas na sua escola, pesquisa e trabalha as Danças de
Salão em diversos projetos sociais. É o Coordenador Técnico do Litoral Sul
Dance Festival 2012.
__________________________________________________
PENKA CANGAROVA / Especialidade Ballet Clássico
Nascida na antiga Thecoslovakia,
é bailarina profissional formada pela metodologia Vaganova na República
Eslováquia. Trabalhou em companhias como Ballet Monte-Carlo, Werner Ballet,
Slovak Nacional Teatro e National Teatre Ballet Praha. Atualmente no Brasil,
como convidada, tem ministrado cursos, workshop’s e apresentações em festivais
acompanhada do bailarino clássico Thiago Oliveira. É uma das atrações
internacionais do Salto Fest Dance 2012 e vai ministrar o workshop de Clássico
de Repertório
__________________________________________________
DOUGLAS REBELLO
/ Especialidade Street Dance
Douglas Rebello tem formação em Dança de Rua com Marcelo
Cirino (Dança de Rua do Brasil), Ricardo Dias (Grupo Nação de Rua), João Celso
(Grupo Street Power), Maristela Sild (Tabulay-Escuela de Movimiento Creativa -
Espanha). Estudou Jazz Dance com Glaucia Lacerda e Dance Hall com Craigh Smith,
coreógrafo de Beyonce e Janet Jackson. Curso de Hip Hop com Tatiana Sanches e Popping
com Storm. Tem ainda cursos de especialização com a Cia. de Dança Cisne Negro, Cia.de
Dança Fokus e Cia. de Dança Ana Vitória. Coreógrafo do Fator Cia. de Dança; do
ilusionista Issao Imamura; Cia. de Teatro Orangotangos e diretor e coreógrafo
do Projeto ArteBreak. É também Diretor de Cultura de São Vicente e convidado
especial do Top Dance Brasil 2012.
__________________________________________________
ADENIS VIEIRA /
Especialidade Musical Jazz
Iniciou seus estudos em
1992 com formação clássica, jazz, estilo livre e musical. Estudou na Escola
Municipal de Bailados de São Paulo e na Esi Dancers com renomados
professores. Especialização com workshops na Broadway Dance Center e na Open
Jair Institute, ambos em New York. Em julho de 2012, participará do 17º
Congresso Mundial de Jazz em St. Pittsburgh, USA. Integrante do elenco da
Mauricio de Sousa Produções, participou do Festival Internacional de Teatro do
Cairo, no Egitoe, fez parte da Only Broadway, dirigida por Fernanda Chamma. Fez
parte do elenco dos navios Internacionais Island Escape,Thompson Spirit e Royal
Caribean em cruzeiros pelos Estados Unidos, Europa, Africa e Caribe e também
atuou nos musicais “Ah… se eu fosse Bob Fosse”, “Fever”, “Dancin
Days” e “Protegendo um sonho de Natal”. Assistente de coreografia do
musical “Hair Spray”, em 2009, e “Making Musical 1”, em 2009.
Dançarino integrante dos musicais “Cats” e “Gaiola das Loucas”.
Atualmente ministra aulas de jazz musical em escolas de São Paulo e é
integrante do corpo docente da Cia Brasileira de Teatro Musical em São Paulo.
__________________________________________________
TOP DANCE BRAZIL 2012
JURADOS:
SISTEMA DE ANÁLISE DA MOSTRA COMPETITIVA
Cada membro do Corpo de Jurados do Top Dance Brasil - Vinhedo 2012 vai avaliar cada coreografia nos seguintes
quesitos:
ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA - (Peso 1): A
beleza corporal, visão, precisão, coordenação, flexibilidade, tenacidade,
imaginação e expressão será o foco avaliado deste item.
TÉCNICA - (Peso 2):
Avalia a forma técnica de se executar movimentos, facilitando a expressão
corporal e o desenvolvimento coreográfico.
INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA - (Peso 2): Será
avaliado o relacionamento do bailarino com a sua dança e seu poder de
comunicação com o público.
HARMONIA - (Peso 2):
Analisa a composição de formas e posições dentro de uma coreografia.
FIGURINO - (Peso
1): O figurino é extremamente importante na composição coreográfica das
danças. Cada gênero de dança pede um figurino adequado a ele. Esse
quesito vai avaliar se o figurino é compatível com a dança apresentada.
CRIATIVIDADE - (Peso 1): Vai
analisar o processo criativo de cada coreografia.
PONTUALIDADE - (Peso 2): O
quesito pontualidade diz que cada grupo terá 20 segundos para entrar e se
posicinar no palco e 10 segundos para sair. Esse procedimento já foi
aplicado vários festivais organizados pela Circuito Policultural e funciona
perfeitamente. Vale a pena ainda ressaltar que o palco deve estar limpo ao
final de cada coreografia apresentada. Assim sendo, os grupos devem tomar
muito cuidado no tocante aos desprendimentos e solturas dos adereços
usados ou partes deles. Isso pode eventualmente sujar o palco e prejudicar a
pontuação. Caso isso venha a ocorrer, a Mostra Competitiva será interrompida, o
palco limpo e o grupo penalizado no quesito Pontualidade.
Além
desses, vai haver ainda um peso diferenciado para cada
jurado em sua especialidade. Quando uma coreografia de ballet clássico
for
julgada, as notas do jurado especialista em ballet clássico terá um peso
maior (peso 3,0) sobre as notas dos outros jurados. Isso é feito
automaticamente
pelo software desenvolvido pela Circuito Policultural. E assim será em
cada especialidade, cujos jurados fizerem parte da banca do festival.
Como todos os jurados do Salto Fest Dance 2011 tem formação
superior em danças e, cada um deles é especialista em uma modalidade, a
avaliação das coreografias ficam isentas de protecionismos. Quando uma
coreografia apresentada não tiver especialistas no corpo de jurados, o
peso das
notas será iguail para todos (peso 1,0).
______________________________________
TOP DANCE BRAZIL 2012
JURADOS:
Breaking:
1.) B.boy
Negresco
2.) B.boy Junior
3.) B.boy Ary
2.) B.boy Junior
3.) B.boy Ary
Popping:
1.) Kaka
2.) Will Buck
3.) Léo Mologni
2.) Will Buck
3.) Léo Mologni
SISTEMA DE ANÁLISE DO TOP DANCE BRAZIL 2012
A competição é por eliminação, portanto, quem perde uma batalha
sai da competição. Os vencedores das batalhas sobem em chaves, salvo se houver
um consenso para uma repescagem; isto é, o retorno de um dançarino que perdeu
anteriormente para compor novamente a chave. Não haverá Batalha para decidir 3º
e 4º lugares, a decisão caberá aos jurados. A primeira fase das batalhas será
duas entradas cada dançarino, nas demais fases será apenas uma entrada por
dançarino, já na final voltará a ser duas entradas para definir o campeão. Serão analisados:
Técnica: limpeza e precisão,
assim como uma boa execução dos movimentos.
Ritmo: o dançarino(a) deve,
sempre, estar dançando conforme o ritmo da música.
Musicalidade: conhecimento musical
e capacidade que o dançarino tem de utilizar diferentes seções da música, além
da batida principal, como instrumentos, vocais, quebras musicais, e "traduzir"
essas seções através de sua dança.
Criatividade: originalidade do
dançarino, ou seja, dançando de uma forma diferente e única, ou com movimentos
originais, trazendo algo de novo e criativo para a cena.
__________________________