Jurados

MOSTRA COMPETITIVA:

FELIPE CHEPKASSOFF / especialidade Dança Contemporânea
Com uma bagagem de 26 anos na dança e dono de um currículo invejável, o bailarino, coreógrafo, iluminador e professor, Felipe Chepkassoff, é o jurado de Dança Contemporânea. Iniciou sua carreira no teatro, estudando expressão corporal e direção, com o professor argentino Juan Uviedo, com certificação pelo TIT Taller de Investigaciones Teatrales de Buenos Aires. Em 1981, com 19 anos, começou seus estudos de dança com a professora Valderez Zani, Silvano Canniatti, Silvio Maia e Ivonice Satie. Dançou nos Grupo Casa Forte, Cisne Negro, Ballet Ópera Paulista, Ballet Lina Penteado. Atualmente seus projetos estão voltados para ações sociais de inclusão através da educação artística. Atua também como iluminador e como coreógrafo convidado do Ballet da cidade de Taubaté.
 __________________________________________________


ANNE CAMARGO / especialidade Jazz Dance
 (em confirmação)
 __________________________________________________


RONEI BRABO -  Especialidade Danças de Salão
Ronei Brabo é dançarino, coreógrafo e ator. Começou a dançar aos 14 anos com o surgimento da Lambada e, mais tarde descobriu as Danças de Salão. Seu primeiro professor foi Paulo Zanandré, de Campinas. Depois de alguns anos de aprendizado com Jaime Aroxa e frequentar Congressos de Dança, começou a ministrar cursos em diversas escolas e academias de dança, tais como: Escola Girassol, Escola Paulo Zanandré – unidade Salto, Classic Ballet até abrir sua própria escola, a Ronei Brabo Danças de Salão. Ministra aulas a 10 anos e atualmente vem desenvolvendo trabalhos como professor, dançarino e coreógrafo. Além de diariamente dar aulas na sua escola, pesquisa e trabalha as Danças de Salão em diversos projetos sociais. É o Coordenador Técnico do Litoral Sul Dance Festival 2012.
 __________________________________________________

PENKA CANGAROVA / Especialidade Ballet Clássico
Nascida na antiga Thecoslovakia, é bailarina profissional formada pela metodologia Vaganova na República Eslováquia. Trabalhou em companhias como Ballet Monte-Carlo, Werner Ballet, Slovak Nacional Teatro e National Teatre Ballet Praha. Atualmente no Brasil, como convidada, tem ministrado cursos, workshop’s e apresentações em festivais acompanhada do bailarino clássico Thiago Oliveira. É uma das atrações internacionais do Salto Fest Dance 2012 e vai ministrar o workshop de Clássico de Repertório
 __________________________________________________


DOUGLAS REBELLO / Especialidade Street Dance
Douglas Rebello tem formação em Dança de Rua com Marcelo Cirino (Dança de Rua do Brasil), Ricardo Dias (Grupo Nação de Rua), João Celso (Grupo Street Power), Maristela Sild (Tabulay-Escuela de Movimiento Creativa - Espanha). Estudou Jazz Dance com Glaucia Lacerda e Dance Hall com Craigh Smith, coreógrafo de Beyonce e Janet Jackson. Curso de Hip Hop com Tatiana Sanches e Popping com Storm. Tem ainda cursos de especialização com a Cia. de Dança Cisne Negro, Cia.de Dança Fokus e Cia. de Dança Ana Vitória. Coreógrafo do Fator Cia. de Dança; do ilusionista Issao Imamura; Cia. de Teatro Orangotangos e diretor e coreógrafo do Projeto ArteBreak. É também Diretor de Cultura de São Vicente e convidado especial do Top Dance Brasil 2012.
 __________________________________________________

ADENIS VIEIRA / Especialidade Musical Jazz
Iniciou seus estudos em 1992 com formação clássica, jazz, estilo livre e musical. Estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo e na Esi Dancers com renomados professores. Especialização com workshops na Broadway Dance Center e na Open Jair Institute, ambos em New York. Em julho de 2012, participará do 17º Congresso Mundial de Jazz em St. Pittsburgh, USA. Integrante do elenco da Mauricio de Sousa Produções, participou do Festival Internacional de Teatro do Cairo, no Egitoe, fez parte da Only Broadway, dirigida por Fernanda Chamma. Fez parte do elenco dos navios Internacionais Island Escape,Thompson Spirit e Royal Caribean em cruzeiros pelos Estados Unidos, Europa, Africa e Caribe e também atuou nos musicais “Ah… se eu fosse Bob Fosse”, “Fever”, “Dancin Days” e “Protegendo um sonho de Natal”. Assistente de coreografia do musical “Hair Spray”, em 2009, e “Making Musical 1”, em 2009. Dançarino integrante dos musicais “Cats” e “Gaiola das Loucas”. Atualmente ministra aulas de jazz musical em escolas de São Paulo e é integrante do corpo docente da Cia Brasileira de Teatro Musical em São Paulo.
__________________________________________________ 

SISTEMA DE ANÁLISE DA MOSTRA COMPETITIVA

Cada membro do Corpo de Jurados do Top Dance Brasil - Vinhedo 2012 vai avaliar cada coreografia nos seguintes quesitos:

ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA - (Peso 1): A beleza corporal, visão, precisão, coordenação, flexibilidade, tenacidade, imaginação e expressão será o foco avaliado deste item.

TÉCNICA - (Peso 2): Avalia a forma técnica de se executar movimentos, facilitando a expressão corporal e o desenvolvimento coreográfico.

INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA - (Peso 2): Será avaliado o relacionamento do bailarino com a sua dança e seu poder de comunicação com o público. 

HARMONIA - (Peso 2): Analisa a composição de formas e posições dentro de uma coreografia.

FIGURINO - (Peso 1): O figurino é extremamente importante na composição coreográfica das danças. Cada gênero de dança pede um figurino adequado a ele. Esse quesito vai avaliar se o figurino é compatível com a dança apresentada.

CRIATIVIDADE - (Peso 1): Vai analisar o processo criativo de cada coreografia.

PONTUALIDADE - (Peso 2): O quesito pontualidade diz que cada grupo terá 20 segundos para entrar e se posicinar no palco e 10 segundos para sair. Esse procedimento já foi aplicado vários festivais organizados pela Circuito Policultural e funciona perfeitamente. Vale a pena ainda ressaltar que o palco deve estar limpo ao final de cada coreografia apresentada. Assim sendo, os grupos devem tomar muito cuidado no tocante aos desprendimentos e solturas dos adereços usados ou partes deles. Isso pode eventualmente sujar o palco e prejudicar a pontuação. Caso isso venha a ocorrer, a Mostra Competitiva será interrompida, o palco limpo e o grupo  penalizado no quesito Pontualidade.

Além desses, vai haver ainda um peso diferenciado para cada jurado em sua especialidade. Quando uma coreografia de ballet clássico for julgada, as notas do jurado especialista em ballet clássico terá um peso maior (peso 3,0) sobre as notas dos outros jurados. Isso é feito automaticamente pelo software desenvolvido pela Circuito Policultural. E assim será em cada especialidade, cujos jurados fizerem parte da banca do festival. Como todos os jurados do Salto Fest Dance 2011 tem formação superior em danças e, cada um deles é especialista em uma modalidade, a avaliação das coreografias ficam isentas de protecionismos. Quando uma coreografia apresentada não tiver especialistas no corpo de jurados, o peso das notas será iguail para todos (peso 1,0).  
______________________________________


TOP DANCE BRAZIL 2012

JURADOS:

Breaking:
                               1.) B.boy Negresco
                               2.) B.boy Junior
                               3.) B.boy Ary
Popping:
                               1.) Kaka
                              
2.) Will Buck

                               3.) Léo Mologni
                                                                                                              
SISTEMA DE ANÁLISE DO TOP DANCE BRAZIL 2012

A competição é por eliminação, portanto, quem perde uma batalha sai da competição. Os vencedores das batalhas sobem em chaves, salvo se houver um consenso para uma repescagem; isto é, o retorno de um dançarino que perdeu anteriormente para compor novamente a chave. Não haverá Batalha para decidir 3º e 4º lugares, a decisão caberá aos jurados. A primeira fase das batalhas será duas entradas cada dançarino, nas demais fases será apenas uma entrada por dançarino, já na final voltará a ser duas entradas para definir o campeão. Serão analisados:

Técnica: limpeza e precisão, assim como uma boa execução dos movimentos.

Ritmo: o dançarino(a) deve, sempre, estar dançando conforme o ritmo da música. 

Musicalidade: conhecimento musical e capacidade que o dançarino tem de utilizar diferentes seções da música, além da batida principal, como instrumentos, vocais, quebras musicais, e "traduzir" essas seções através de sua dança. 

Criatividade: originalidade do dançarino, ou seja, dançando de uma forma diferente e única, ou com movimentos originais, trazendo algo de novo e criativo para a cena.
 __________________________